Motorizações
As principais motorizações são:
Fiat (PSA) | Ford | Renault | Mercedes - Os motor mais frequentes são: 1.9td, 1.9 jtd, 2.2 CDTI, 2.3 jtd, 2.4 jtd, 2.3 cdi, 2.3TD, 2.5TD, 2.8jtd, 2.8td, 3.0 jtd

Gás
Aparelhos que funcionam com gás:
Fogão | Aquecimento (águas e habitáculo) | Forno | Frigorífico (12v / 220v / Gás) - Verifique na mangueira do gás o prazo de validade! Use Gás Butano ou Propano: Galp Pluma/Propano, Rubis ou Repsol K
Déposito águas potáveis
O depósito pode variar de posição conforme disposição do habitaculo. A capacidade varia entre 80 lts a 200 lts. O reabastecimento poderá ser feito pelo exterior ou interior

 

Mesa & Cama
Ao rebaixar a mesa, ganha uma cama extra (individual ou casal conforme modelo). Os estofos dos bancos fazem de colchão.
Clara-bóias
As cláraboias permitem a circulação de ar a entrada de luz. Existem diversos modelos, escuras, transparentes e com ventoinhas incorporadas.
Depósito da recolha dos resíduos
Para principiantes grande confusão começa aqui! Para o funcionamento correcto da Sanita Química é necessário adicionar um pouco de água e um pouco de químico líquido ou partilhas (pode aquirir na Loja Eurostops!) para diluir os detritos e eliminar os maus-cheiros. Uma led junto da sanita indica o nível do depósito.
Válvula dos despejos das águas resíduais
O depósito normalmente localiza-se parte frente, no entanto, pode variar conforme o modelo de viatura. Este depósito recolhe as águas cinzentas provenientes da cozinha e WC (duche e lavatório). No painel de control dentro do habitáculo permite visualizar os diversos níveis (águas potáveis e águas cinzentas).
Perfil das Autocaravanas

 

Cabine de Duche
A água para o duche, lavatório e sanita provêm do depósito de águas limpas que é fornecida por uma 'bomba de água' cujo funcionamento é via 12v ou 220v (conv. 12v). Existem diversos tipos de bombas, exteriores e mergulhadas no depósito de água. O circuito da água quente passa pelo Boiler que funciona a gás e alguns a 220V (pode regular a temperatura da água entre 40Cº a 65Cº). Um depósito de 80 lts. é suficiente para o duche de 4 ocupantes.
As baterias
As Autocaravanas dispõem no mínimo de 2 baterias, a bateria da viatura e do habitáculo ou estacionária. A bateria do habitáculo é recarregada em circulação via motor ou | Corrente 220v | Solar | Alternador (Conversor) | Células de Combustível.
TV & Antenas
As TV's funcionam com: 12v (bateria) ou 220V (corrente). As TV's mais usadas são de LCD, porque são leves, estreitas e de consumos energéticos baixos. Atualmente já estão equipadas com receptor TDT. Caso contrário deverá adquirir um sintonizador TDT. Ambos os aparelhos devem estar bem fixos!.
Janelas & Estores
Todas elas são em acrílico com rede mosquitera e estores térmicos. As novas tecnologias permitem alguns designs mais 'atrevido'!
Frigorífico
Funciona a Gás | 12v | 220V
É o polivalente da autocaravana! Enquanto circula funciona 12V, parado poderá ligar-o à corrente  220V ou a gás (a opção mais usada). Nos modelos mais recentes a gestão é competamente automáticamente. Nos antigos a gestão é manual através de um comutador (botão). Tome nota: O gás é o mais rápido e eficaz no arrefecimento.
Proteções térmicas
Protejem contra o calor e o frio. Algumas autocaravanas já dispõem percianas incorporadas na cabine de condução
GPS - Sistema de Navegação
Antes de partir, actualize o seu GPS com a nossa base de dados Euostops!

 

Estofos
Impremiabilizados os estofos contra humidades e salpicos!. Os estofos criam o ambiente acolhador mas são também a causa principal para maus cheiros e alergias. Nódoas difíceis? Consulte:

Fogão & Forno
O funcionamento de ambos é por gás. Alguns modelos não dispõem de exaustor (pode adquirir e equipar), normalmente é levantada uma clarabóia ou abre-se uma janela para a extração e circulação do fumo e dos maus cheiros.
Camas & Beliches
Certos modelos podem acolher entre 2 a 8 dormidas. A disposição das camas (casais) podem ser em U, francêsa, queens ou mais recentemente elevatórias. Para familias com crianças o ideal e escolher com beliches, são normalmente capuchines. O conforto dos colchões é garantido, como em casa.
Garagem
A arrecadação da autocaravana! mesas,cadeiras,equipamento ligação etc... Alguns modelos permitem espaço suficiente para transportar bicicletas, scooters ou mesmo carros! Tome nota: Os materias mais pesados devem ser transportados sempre na garagem, devidamente acondicionados.
Suporte Bicicletas & Scooters
Os suportes permitem o transporte seguro de bicicletas (entre 1 a 5) e scooters. Não é habitual ser um equipamento de série!
Portas & Escadas
A segurança começa na porta! O mercado dispõe de equipamentos complementares para reforçar a segurança das portas. Se a entrada para o seu habitáculo for alto adquira um escalão suplementar eléctrico ou manual.
Aquecimento
O aquecimento é alimentado por Gás > 12v | 220V. Os aparelhos dispõem de um termostat que permite mantém a temperatura desejada no habitáculo. Um tubagem leva o calor a todas as partes da Autocaravana. Mantenha sempre as aberturas da tubagem desobtruídas. Alguns modelos aquecimento é complementado com um aquecimento de plataforma (chão).

Faróis nevoeiro
Para madrugadores é um componente de segurança activo!. Este componente é normalmente um extra e não está incorporado na Autocaravana.
Niveladores
Os niveladores são sempre necessários para locais com declive. O niveladores servem para uma postura correcta e nivelada da autocaravanas (para dormir e manter a chama do fogão direito).
Iluminação
As recentes tecnologias em LED's | SMD's são económicas e de consumos baixíssimo. Esta tecnologia cria um ambiente acolhador e não aquecem o habitáculo.
Pneumáticos
É a matéria que nos liga ao solo! Certos fabricantes produzem pneumáticos especificos para AC denominados por 'C' ou 'XC' de Campipngcar. Uma AC circula sempre pesada por isso O pneumático é reforçado.

 

Armários & Arrequedação
O Acondicionamento correcto da loiça, tachos etc...minimizam o ruído em circulação. Os cabides soltos no armário são fonte de Stress!
Câmara de recuo & Sensores
A câmara de recuo é um dispositivo auxiliar de maobras localizado na parte exterior superior com o ángulo de visão alergado, facilitando as maobras de marcha-atrás evitado alguns toques. A alternativa mais económica são sensores de estacionamento. Estes equipamentos são normalmente extras.